Voluntariado digital: e aí, funciona?

junho 14th, 2016 Posted by Crowdchanging, Inspirando outros, Responsabilidade Social, Voluntariado No Comment yet

É normal ouvirmos falar do voluntariado digital com desconfiança, principalmente por pessoas mais velhas. O fato é que o mundo mudou: vivemos com nossos smartphones na mão ou no bolso, trabalhamos na frente de um computador e, quando chegamos em casa, vamos para o tablet.

Quem não aproveitar as novas conexões que a internet permite vai ficar para trás, e com o voluntariado não foi diferente. É claro que o voluntariado tradicional ainda é importantíssimo e faz sim a diferença, mas o voluntariado digital tem mostrado cada vez mais que também pode gerar grandes resultados. E aqui embaixo listo algumas das maneiras e exemplos:

Conscientização: muitas vezes tentam-se fazer paradas, faixas, entre outros para atrair a atenção da mídia e das pessoas na região. Mas é comum conseguir atingir mais pessoas através dos meios digitais. As barreiras físicas não existem mais, e o voluntariado digital aproveita isso ao máximo em campanhas de conscientização. Uma plataforma focada em conscientização é o Inforpeople, que usa dados abertos de causas sociais e os transforma em informações gostosas de ler e compartilhar!

O Inforpeople dá transparência a dados de causas sociais - Foto: inforpeople.org

O Inforpeople dá transparência a dados de causas sociais – Foto: inforpeople.org

Doação: hoje não é mais necessário fazer uma ligação para um 0800 ou pagar uma taxa extra na conta de luz. Quer fazer uma doação e ajudar um causa? Agora é possível se informar e doar para quem você realmente quer apoiar e acredita que faz um bom trabalho! Algumas plataformas de doação brasileiras que conheço são a Doare e a Ajudaí.

Crowdfunding: muitos projetos incríveis precisam de apoio para sair do papel. E é possível saber tudo sobre eles e ajudar a fundá-los diretamente do seu computador ou smartphone! Alguns sites focados em crowdfunding de projetos sociais que eu recomendo são o Benfeitoria e o Juntos.com.vc.

Crowdsourcing: e que tal ajudar a efetivamente construir uma ação social, mas sem sair de casa? Muitas organizações precisam de voluntários para construir sites, gerar conteúdo, buscar investimento ou somente compartilhar uma opinião. Já existem plataformas que te mostram opções de voluntariado como esses, e a que eu mais gosto é a Atados.

Fora do Brasil ainda existem alguns outros modelos, como o empréstimo de dinheiro (o Kiva é a referência nisso).

Por isso, quando quiser ajudar mas não souber como, lembre-se que dá pra fazer muita coisa com o Voluntariado Digital!

 

Fontes:

http://fundacaotelefonica.org.br/projetos/voluntariado-digital/livro-voluntariado-digital/

http://inforpeople.org

https://doare.org

https://beta.benfeitoria.com

http://juntos.com.vc/

https://www.atados.com.br

http://www.kiva.org

https://ajudai.cc

The comments are closed.