Chega de desperdício

maio 13th, 2017 Posted by Voluntariado No Comment yet

Alguns países, como a Alemanha e a Dinamarca, já possuem mercados que vendem exclusivamente produtos que estão fora do prazo de validade (considerando a data impressa na embalagem), mas que são próprios para o consumo. São frutas, verduras, laticínios, produtos congelados e até mesmo carnes! Estes produtos são comercializados por um preço bastante acessível – cerca de 50 a 60% mais baratos do que os que estão “dentro do prazo de validade” – o que acaba atraindo muitos consumidores e contribui para que os produtos não fiquem nas estantes por muito tempo.

Esta iniciativa contou com o envolvimento de ONGs, redes de supermercados e também do Governo, que precisou rever algumas leis que proibiam o consumo deste tipo de produto. Hoje já conta com muito adeptos e vem contribuindo para a redução do desperdício nestes países.

 

 

No Brasil existem práticas semelhantes; alguns mercados reservam um espaço para a exposição de produtos que estão próximos da data de validade com um preço mais acessível. Além disso, alguns Centros de Abastecimento (CEASAs) realizam a doação de frutas, verduras e vegetais que não atendem ao padrão exigido pelos mercados (tamanho, forma, ou cor, por exemplo).

Este movimento ainda é tímido por aqui, mas caso você conheça algum local que tenha ações semelhantes compartilhe através do aplicativo GoForGood e contribua para a redução do desperdício de alimentos!

Além disso, algumas práticas bastante simples no nosso dia-a-dia também fazem a diferença para mudar esta realidade:
– Seja consciente na hora de fazer compras e também ao comer em restaurantes;
– Fique atento ao prazo de validade dos produtos para evitar que estraguem;
– Busque receitas para utilizar aqueles produtos que você já tem em casa;
– Sempre que possível, utilize o alimento de forma integral (talos, folhas, raízes e cascas possuem muitos nutrientes);
– Caso não consiga aproveitar 100% dos produtos, faça a compostagem;
– Compartilhe seu alimento em bom estado com alguém em situação de vulnerabilidade social.

Para refletir: No Brasil, 41 mil toneladas de comida são jogadas no lixo diariamente, o que nos coloca entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo! Vamos mudar essa realidade juntos?

The comments are closed.