Previna o Câncer de Mama

outubro 5th, 2017 Posted by GoforGood Open, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS 3 - Saúde e Bem-estar No Comment yet

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde)  8,8 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos no mundo. Isso significa que uma a cada seis mortes são causadas pela doença, sendo que a maioria dos casos acontece em países de baixa e média renda. Além disso, de acordo com a mesma organização, mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença todos os anos, e até 2030 a expectativa é que esse número chegue a mais de 21 milhões de pessoas.

 

O  câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em todo o mundo – ficando atrás somente do câncer de pele – e é atualmente o que mais ataca mulheres, sendo o segundo maior causador de mortes no público feminino. Somente no Brasil, o câncer de mama afeta aproximadamente 60 mil mulheres todos os anos.

Sim, estes dados são bastante preocupantes, principalmente quando se fala em previsões para o futuro, mas a boa notícia é que estes dados têm servido para que o tema seja tratado com mais atenção e cuidado. Por conta disso, esse cenário pode mudar nos próximos anos. Diversos países estão comprometidos na luta para melhorar a saúde e o bem estar da população (ODS 3), conforme metas estabelecidas para ampliar o acesso aos procedimento de diagnóstico e do tratamento precoce.

Essa realidade já vem mudando no Brasil. Nos últimos anos tivemos avanços significativos no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de doenças. O acesso a exames e procedimento através do Sistema Único de Saúde (SUS) vem crescendo de forma gradativa. Entre janeiro e junho de 2015 foram realizados no país 1,8 milhão de mamografias, o que representa um aumento de  31% comparado com o mesmo período de 2010. O crescimento é ainda maior, de 51%, quando comparados os exames realizados entre mulheres de 50 a 69 anos (faixa etária prioritária).

Além disso, muitas campanhas sobre o tema vêm ganhando força. O movimento “Outubro Rosa” é um exemplo disso: teve início em 1990, mas ano a ano torna-se mais conhecido no mundo todo com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

Neste período, organizações públicas e privadas realizam diversas atividades com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A principal forma de lutar contra essa (e outras doenças!) é a informação, por isso listamos aqui algumas orientações importantes para você cuidar da sua saúde e das pessoas que você ama:

  • Esteja sempre com consultas e exames em dias – quando diagnosticado no primeiro estágio a chance de cura é de quase 90%;
  • Atente-se aos sintomas (inchaços, nódulos ou dor persistente na mama)
  • Mantenha hábitos saudáveis: alimente-se bem e pratique exercícios de forma regular;
  • Evite o álcool e o tabagismo;
  • Se você se identifica com um ou mais fatores abaixo, redobre os cuidados:
  1. Caso de câncer de mama e ovário na família, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos de idade;
  2. Alterações no gene BRCA2, que pode ser verificado através de exames específicos;
  3. Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X);
  4. Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

 

Fale sobre o tema com sua mãe, irmã, tia, vizinha, todo mundo. Compartilhe, oriente, cuide de quem você ama. Pequenos gestos podem salvar vidas!  

 

Fontes:

http://www.who.int/cancer/detection/breastcancer/en/
http://www.wcrf.org/int/cancer-facts-figures/data-specific-cancers/breast-cancer-statistics

OMS: câncer mata 8,8 milhões de pessoas anualmente no mundo


http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5273:cancer-de-mama-e-a-2a-principal-causa-de-morte-entre-mulheres-nas-americas;-diagnostico-precoce-e-tratamento-podem-salvar-vidas&Itemid=839
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/20106-brasil-avanca-no-diagnostico-do-cancer-de-mama
http://www.brasil.gov.br/saude/2016/09/outubro-rosa-alerta-para-o-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

GoforGood no Facebook